Posicionamento da AMTB sobre o movimento Brasileiro e os povos não alcançados e não engajados.

Atenção (3)
Informativo AMTB
dezembro 26, 2018
capapptx
Relatório Indígenas do Brasil
julho 11, 2019
Captura de Tela 2019-05-13 às 14.19.38

Baixe o informe em PDF sobre o posicionamento da AMTB
Informe AMTB = http://www.amtb.org.br/posicionamento-da-amtb-sobre-o-movimento-brasileiro-e-os-povos-nao-alcancados-e-nao-engajados

O MOVIMENTO MISSIONÁRIO BRASILEIRO E OS POVOS NÃO ALCANÇADOS e NÃO ENGAJADOS

Posicionamento da AMTB

Como parte do movimento missionário brasileiro, a AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras reconhece que a ação de Deus na história é implementada por pessoas diferentes em diferentes lugares. Acreditamos que Deus, por meio do seu Espírito Santo, tem usado diversas estratégias, modelos e ferramentas para o movimento de evangelização entre todos os povos. Jesus incentivou a unidade e orou para que seus discípulos pudessem caminhar unidos de tal forma que a mensagem pregada pudesse encontrar credibilidade entre os ouvintes (João 17.21).

Sabemos que as metodologias e estratégias missionárias utilizadas nos dias de hoje têm diferentes abordagens e perspectivas, mas todas agem em prol do Reino. Diante disso, no que tange às questões relacionadas aos PNA’s – Povos Não Alcançados e PNE’s – Povos Não Engajados (as definições seguem no texto), a AMTB, como resultado do diálogo entre seus líderes e estudo do assunto por meio do seu Departamento de Pesquisa (DP-AMTB), emite um posicionamento para o movimento missionário e a Igreja Brasileira com a finalidade de promover mais compreensão nos dados, pesquisas e conceitos. Tal posicionamento não tem a intenção de afirmar uma única metodologia de compreensão e dimensionamento dos povos menos evangelizados no mundo, mas informar como a AMTB compreende e avalia o desafio.

Paulo Feniman

Presidente da AMTB

Um desafio complexo

O movimento missionário global, no intuito de desenhar uma figura compreensível e estratégica da tarefa ainda inacabada em um mundo complexo, desenvolve pesquisas com diferentes recortes: linguísticos, etno-linguísticos, geográficos, demográficos, socioculturais, sociorreligiosos e assim por diante. Algumas terminologias foram cunhadas para destacar aqueles que pouco ou nada ouviram do evangelho, e duas são mais amplamente usadas: Povos Não Alcançados (PNAs) e Povos Não Engajados (PNEs).

Definições

A AMTB compreende que um PNA é um povo sem comunidade cristã autóctone, com insuficientes número, recursos e visão para fazer discípulos de Jesus no seu próprio povo sem apoio externo, em geral com menos de 2% de evangélicos.  O termo correlato em Inglês é Unreached People Group (UPG).

E compreende que PNE é um povo não alcançado sem a presença de cristãos, igrejas, missionários ou Bíblia na língua materna, e sobre o qual não há nenhuma iniciativa ou intenção de evangelização, interna ou externa. O termo usado em Inglês é Unengaged Unreached People Group (UUPG).

Critérios

Há três organizações que trabalham mais prolongadamente com a estatística missionária global: Joshua Project (JP), International Mission Board (IMB) e World Christian Database (WCD).

As duas primeiras utilizam o conceito etno-linguístico (povos definidos pela língua e cultura), semelhante à metodologia de pesquisa da AMTB entre os grupos minoritários no Brasil. A última trabalha com um conceito mais amplo que envolve geografia, religião e outros dados socioculturais.

O critério de identificação do que é um PNA se dá como segue: Para a WCD, um PNA é um povo em que mais de 50% da população permanece não evangelizada. Para a IMB, um PNA é um povo com menos de 2% de evangélicos. E para o Joshua Project, um PNA é um povo com menos de 2% de evangélicos e menos de 5% de cristãos aderentes.

A dimensão da tarefa

Apesar dos critérios um pouco distintos, os três bancos de dados apontam para um número parecido de PNAs (Povos Não Alcançados) – cerca de 4.400. E, se considerarmos a presença de um mesmo povo em mais de um país, são mais de 7.000 grupos, como destaca o Joshua Project.

O estudo dos PNEs (Povos Não Engajados) constitui uma pesquisa ainda em andamento com diferentes e valiosas iniciativas. A AMTB concorda com a compreensão da IMB, segundo a qual há um pouco mais de 3.100 PNEs, ou seja, aqueles que permanecem não alcançados e sem nenhuma iniciativa missionária entre eles. No Brasil há cerca de 120 povos nessa categoria, sendo 99 confirmados.

Outros importantes movimentos de impacto global, como Finishing The Task (FTT) e Call2All utilizam filtros, como um número mínimo populacional, e focam em grupos específicos de PNEs, destacando uma lista prioritária de 300 deles.

Diversas iniciativas

Há diversas e valiosas iniciativas de pesquisa que participam ativamente do trabalho de investigar quem são e onde estão os menos evangelizados, como: Ethnologue, Global Recordings, HIS Registry of Peoples (ROP), Finishing the Task, Call2All, 4K Project (YWAM), Etnopedia e Progress Bible, entre outras.

Além dessas, há centenas de pesquisas missionárias locais, que são de fundamental importância para que o cenário global seja melhor conhecido, pois estão mais próximas dos fatos e realidades.

Conclusões

A AMTB reconhece todos os esforços de pesquisa ao redor do mundo na tentativa de identificar as necessidades e oportunidades entre aqueles que pouco ou nada ouviram de Cristo. Utiliza, assim, os dados globais que apontam para 4.400 Povos Não Alcançados e 3.100 Povos Não Engajados, enquanto segue acompanhando e colaborando com os movimentos de pesquisas por meio do seu Departamento de Pesquisa (DP-AMTB).

Nosso desejo é que o evangelho de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, chegue a todos em todos os lugares, prioritariamente àqueles que pouco ou nada ouviram da única e insubstituível salvação em Cristo Jesus.

Departamento de Pesquisa AMTB, abril de 2019.

Referências

4K Project – http://www.4kworldmap.com

Call2All – http://www.call2all.org

Etnopedia – http://www.etnopedia.org

FTT – https://www.finishingthetask.com

HIS Registry of Peoples (ROP) – http://harvestinfosys.wpengine.com

IMB – https://www.peoplegroups.org

Johnstone, Patrick. O futuro da igreja global. Cultura cristã, 2017

Joshua project 2019 – https://joshuaproject.net

Wycliffe Bible Translators – https://www.wycliffe.org.uk/about/our-impact

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *